Paciente 59 anos, portador de mieloma múltiplo internado...

Paciente 59 anos, portador de mieloma múltiplo internado para esclarecimento de um quadro de confusão mental. Nos exames laboratoriais, encontrou-se hematócrito de 29%, Ureia de 110 mg/dL com creatinina de 2,8 mg/dL, cálcio sérico 12 mg/dL, proteínas totais 9,5 g/dL (albumina 1,9 mg/dL), potássio 4,9 mg/dL, PH 7,35.

A tomografia computadorizada de crânio foi normal, exceto pela presença de lesões líticas na calota craniana. A principal medida para a melhora da função renal e do nível de consciência é:

  • A. transfusão de concentrado de hemácias para diminuir a anemia.
  • B. diálise de urgência para aliviar os sintomas de uremia.
  • C. plasmaférese para correção da hiperviscosidade.
  • D. quimioterapia, que é o tratamento principal do mieloma.
  • E. tratamento da hipercalcemia com cortioide e diurético.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A ictiofauna e, consequentemente, a atividade pesqueira são influenciadas pela dinâmica anual de descarga dos rios, dinâmica apontada como fator-chave da sazonalidade da planície e do estuário amazônico. Considerando essa dinâmica no ecossistema da Bacia Amazônica, julgue os itens a seguir. As flutuações das descargas dos rios, em razão do regime de chuvas, não influenciam a migração das espécies de peixes.

Resolva a questão aqui ›


Prencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A fratura pode ser classificada em duas categorias:_______________e______________. Caracterizada pela ocorrência de uma apreciável deformação plástica, antes e durante a propagação da trinca, denominase__________________.

Resolva a questão aqui ›


Considere o texto.

Eu fico pasmo com o uso do celular em público de uma maneira geral. Em qualquer lugar em que a gente esteja, tem sempre gente falando ao telefone, às vezes falando tão alto que atrapalha quem está por perto, esteja fazendo o que quer que seja: conversando, lendo, até pensando.

Iniciando-se a frase do primeiro período por na tarde de ontem e passando-a para o plural com as adaptações necessárias, a reescrita do texto está correta em:

Resolva a questão aqui ›