Consideram-se tumores gástricos aqueles localmente avan?...

Consideram-se tumores gástricos aqueles localmente avançados como tumores com invasão da serosa; tumores com invasão de estruturas adjacentes; tumores com metástase ganglionar (cN+) e sem metástase a distância. Sobre o tratamento dos tumores gástricos, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento sistémico perioperatório deverá ser considerado em doentes com tumores iniciais. A quimioterapia perioperatória deverá incluir cisplatina e fluoropirimidina, com ou sem epirrubicina. Deverão ser realizados 2 a 4 ciclos pré-operatórios e 2 a 4 ciclos pós-operatórios (no total de 6 ciclos).

II. Todos os doentes com carcinomas avançados, porém limitados à mucosa ou à submucosa superficial, que não reúnam critérios de ressecção endoscópica ou que apresentem após REM/ESD doença invasora residual, deverão realizar tratamento cirúrgico radical.

III. A linfadenectomia D2 inclui a remoção das estações ganglionares 1 a 12 na gastrectomia total, e das estações ganglionares 1, 3-9, 11 e 12 na gastrectomia subtotal.

IV. Os doentes com tumores localmente avançados que apresentem obstrução, perfuração ou hemorragia grave não devem ser selecionados para quimioterapia perioperatória, bem como aqueles doentes que apresentarem comorbidades que contraindiquem a realização de quimioterapia.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis