De acordo com o aspecto clínico-neurológico, haverá mo...

De acordo com o aspecto clínico-neurológico, haverá morte encefálica se
  • A. ocorrer midríase.
  • B. se houver parada respiratória.
  • C. todo o exame de eletroencefalograma (EEG) estiver isoelétrico.
  • D. o coração parar de bater.
  • E. o tronco cerebral estiver irreversivelmente lesado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

Em um sistema laser-ultra-som que emprega interferômetro homodino para detecção de ondas elásticas, a largura-defaixa do sistema é limitada pela bandapassante do fotodetector.

Resolva a questão aqui ›


Um homem com 59 anos de idade, fumante, após ter emagrecido 10 kg em seis meses, apresentou dores fortes na coluna lombar. Realizada uma ressonância magnética, identificaram-se lesões osteolíticas nos corpos vertebrais de sua coluna lombar, e os raios X do tórax revelaram uma imagem de condensação solitária, bem delimitada e periférica, com 3 cm de diâmetro. O exame histopatológico da biopsia pulmonar mostrou crescimento de padrão acinar com células culunares altas, com mucina no citoplasma.

Com referência a esse quadro clínico, e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.

Os adenocarcinomas crescem mais lentamente, entretanto, produzem metástase mais precocemente do que o carcinoma de células escamosas.

Resolva a questão aqui ›


O sistema de cabeamento estruturado, como o ilustrado na figura acima, constitui uma infra-estrutura metálica ou óptica que atende a diversas aplicações, proporcionando flexibilidade de layout, facilidade de gerenciamento, administração e manutenção. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›