A paralisia geral progressiva é manifestação da:...

A paralisia geral progressiva é manifestação da:
  • A. neurossífilis.
  • B. neurocripitococose.
  • C. neurocisticercose.
  • D. esquistossomose do sistema nervoso central.
  • E. neurotoxoplasmose.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um corpo de massa igual a 50 gramas viaja em uma velocidade de 40 m/s; sabendo-se que a constante de Planck é igual a 6,63 × 10-34 J.s, assinale a alternativa que apresenta o comprimento de onda de de Broglie.

Resolva a questão aqui ›


À luz da Portaria Interministerial n.º 507/2011, julgue os itens subsequentes, acerca dos contratos de repasse e dos termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. A União deve destinar parte de seus recursos financeiros oriundos do orçamento fiscal e da seguridade social para a celebração de convênios com outros entes da Federação, relativos à sua atuação complementar na área da saúde.

Resolva a questão aqui ›


As referências para formulação dos objetivos educacionais estão interligadas e sujeitas a contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais dos alunos em assimilá-los, como também com os interesses majoritários da sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de grupos e classes minoritárias. O mesmo se pode afirmar em relação aos valores e ideais proclamados na legislação escolar. Isso significa que a elaboração dos objetivos pressupõe da parte do professor:

I. Uma avaliação crítica das referências que utiliza em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. Uma avaliação da pertinência dos objetivos e conteúdos propostos pelo sistema escolar oficial, verificando em que medida atendam as exigências de democratização política e social.

II. Saber compatibilizar os conteúdos com necessidades, aspirações, expectativas da clientela escolar, bem como torná-los exequíveis face às condições socioculturais e de aprendizagem dos alunos.

III. Se perceber como agente de uma prática profissional inserida no contexto mais amplo da prática social, capaz de fazer a correspondência entre os conteúdos que ensina e sua relevância social, frente às exigências de transformação da sociedade presente e diante das tarefas que cabe ao aluno desempenhar nos âmbitos social, profissional, político e cultural.

 Estão corretas as afirmativas

Resolva a questão aqui ›