Paciente de 27 anos de idade, puérpera, sem intercorrên...

Paciente de 27 anos de idade, puérpera, sem intercorrências durante gestação ou parto, sem comorbidades conhecidas, apresenta, há uma semana, cefaleia holocraniana de forte intensidade pulsátil, associada à agitação e turvação visual. Na tomografia de crânio, observa-se área irregular de não opacificação, pelo meio de contraste em seio sigmoide à direita. Exame de líquor com pressão inicial 49 cmH20, pressão final 20 cmH20, límpido e incolor, 3 leucócitos (presença de linfócitos e monócitos), 0 hemácias, proteína 20 mg/dL e glicose 64 mg/dL. O diagnóstico é:
  • A. AVE isquêmico
  • B. psicose puerperal
  • C. AVE hemorrágico
  • D. trombose venosa cerebral
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Operadores de uma estação de tratamento de água (ETA) da CESAN têm reclamado constantemente de dores nas costas decorrentes de suas atividades laborais. O SESMT realizou estudo da antropometria dos empregados e concluiu que, em média, as mulheres são 15 cm mais baixas que os homens. Os homens, proporcionalmente, apresentam maior número de reclamações.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Nos postos de trabalho, o campo de visão dos trabalhadores deve ser considerado da altura da linha dos olhos para baixo, para assegurar-se condição de conforto durante o trabalho.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do requisito do prévio esgotamento das vias ordinárias é INCORRETO afirmar:

Resolva a questão aqui ›