Gestante com VDRL 1:32 durante o pré-natal recebeu trata...

Gestante com VDRL 1:32 durante o pré-natal recebeu tratamento com três doses semanais de penicilina benzatina intramuscular 2.400.000 UI, sendo a última dose uma semana antes do parto. O VDRL da internação na maternidade foi 1:16. Nasceu um bebê a termo assintomático, sendo realizados exames com os seguintes resultados: VDRL no sangue 1:8, radiografias de ossos longos normais, hemograma normal e líquor com VDRL não reator, 30 células/mm3 e proteína 190 mg/dL. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o tratamento adequado para esse bebê é:
  • A. seguimento ambulatorial, sem indicação de medicamento
  • B. penicilina benzatina 50.000 UI/kg/dose, por via intramuscular, dose única
  • C. penicilina cristalina 50.000 UI/Kg/dose, por via intravenosa, durante 10 dias
  • D. penicilina procaína 50.000 UI/kg/dose, por via intramuscular, durante 10 dias
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca das características do PostgreSQL 8.0.0 — sistema de gerenciamento de banco de dados relacional e orientado a objeto —, julgue os itens que se seguem.

O comando VACUUM recupera a área de armazenamento ocupada pelas tuplas excluídas.

Resolva a questão aqui ›


Um jovem com vinte e sete anos de idade foi submetido a laparotomia exploradora devido a ferimento abdominal por arma branca, com lesão de três alças intestinais de intestino delgado e hemoperitônio. Ele foi tratado com sutura das lesões intestinais e lavagem da cavidade, tendo boa evolução clínica. Após cinco anos desse episódio, começou a apresentar náuseas e vômitos, dor abdominal em cólica e, posteriormente, distensão abdominal importante e parada de eliminação de fezes e gases.

Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O diagnóstico mais plausível para esse caso clínico é obstrução intestinal mecânica alta.

Resolva a questão aqui ›


O elevador é um dispositivo de movimentação vertical para transporte de passageiros e carga, em geral, de um pavimento para outro. Para assegurar condições satisfatórias de uso, a ABNT fixa, por meio de normas, os requisitos que as instalações de elevadores de passageiros em edifícios devem atender. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Para edifícios de escritórios de uma única entidade, a capacidade mínima da instalação de elevadores deve ser 15% da população do edifício, em 5 minutos.

Resolva a questão aqui ›