Considerando a importância dos micronutrientes na saúde...

Considerando a importância dos micronutrientes na saúde humana, assinale a opção correta.
  • A. O ferro na forma não heme está presente nos vegetais e é reduzido ao estado ferroso pela enzima ferrirredutase para ser absorvido pelos enterócitos.
  • B. A função da Vitamina E, encontrada na alimentação na forma de carotenoides e retinoides, está associada ao mecanismo de crescimento e diferenciação celular.
  • C. O cálcio, naturalmente encontrado nos laticínios, é o principal componente dos ossos e músculos.
  • D. De modo geral, as vitaminas B2 (tiamina) e B3 (riboflavina) atuam como cofatores enzimáticos em várias reações do metabolismo energético.
  • E. A vitamina D, presente principalmente em peixes marítimos e ovos, sofre metabolização hepática e renal para se transformar na forma ativa e, por conseguinte, atuar no controle da homeostase do fósforo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em um circuito elétrico há tensão, corrente e resistência elétrica; muitas vezes temos a necessidade de medi-las. De acordo com o Sistema Internacional (SI) de medidas, as unidades das grandezas elétricas denominadas Tensão Elétrica, Corrente Elétrica e Resistência Elétrica, são representadas, respectivamente, pelos seguintes símbolos:

Resolva a questão aqui ›


Em um estudo de estrutura de vegetação em um cerradão maranhense, foram amostrados 1.596 indivíduos, pertencentes a 69 espécies, representando 53 gêneros e 32 famílias. Das 69 espécies amostradas, 14 (20%) concentraram 75% dos indivíduos. Plathymenia reticulata foi a espécie com mais indivíduos (217), seguida por Ouratea hexasperma (187) e Stryphnodendron coriaceum (114). Dezessete espécies (25%) ocorreram com apenas um indivíduo (espécies raras, localmente). As quatro espécies com maior Índice de Valor de Importância (IVI), P. reticulata, O. hexasperma, Qualea parviflora, S. coriaceum, totalizaram 39,16% do IVI total. Nesses levantamentos, as espécies predominantes (IVI) variam de um local para o outro, mostrando uma vegetação estruturalmente heterogênea ao longo de sua distribuição no Estado. O IVI é definido como o

Resolva a questão aqui ›