Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm um...

#Questão 603375 - Psicologia, Avaliação Psicológica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas possuem foco nomotético, e as respectivas interpretações são focadas na aplicação de regras gerais aos casos individuais derivados dos estudos de validade e auxiliam o desenho de testes projetivos na área clínica. Esse tipo de avaliação requer acomodação no tocante às capacidades do avaliador, que deve estar preparado para lidar com as situações da deficiência do testando.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis