Diante da multiplicidade de configurações da família...

Diante da multiplicidade de configurações da família contemporânea, para além do arranjo representado pela união de um homem e uma mulher que desejam ou não ter filhos, Isabel Gomes se pergunta (In: Fères-Carneiro, 2016), se ainda seria válida a visão de Sigmund Freud sobre as mulheres e seu papel na família: centrado na figura masculina, trazendo à tona a incompletude emocional e social. A autora conclui que
  • A. a ausência de referenciais de apoio para a subjetividade contemporânea e a consequente variedade de arranjos interpessoais tornam as ideias de Freud obsoletas.
  • B. o modelo tradicional de casamento, influenciado pela transmissão de legados transgeracionais, é compatível com a lógica complementar de homem-mulher em Freud.
  • C. o declínio da função paterna e uma representação social de homem frágil e incompleto na contemporaneidade impedem a manutenção da visão de Freud.
  • D. as ideias de Freud sempre serão aplicáveis, pois explicitam como as instâncias inconscientes atuam em prol da sobrevivência da espécie.
  • E. a dicotomia de papeis presente na obra de Freud não mais se aplica aos atuais arranjos conjugais, pois hoje a distinção entre os gêneros está menos definida.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paulo investiu determinada quantia pelo período de 5 meses, à taxa de juros simples de 10% ao mês. Findo o prazo, Paulo retirou R$ 2.000 e reaplicou o restante pelo período de 2 meses em uma instituição financeira que paga 10% de juros compostos ao mês. Se o montante final foi igual a R$ 12.100, então a quantia inicial investida por Paulo foi

Resolva a questão aqui ›


A natureza metalúrgica da solda aluminotérmica contribui para o surgimento de defeitos na junta soldada. Estão entre os tipos mais suscetíveis de defeitos, responsáveis por falhas nas uniões de trilhos produzidos por este processo:

Resolva a questão aqui ›