?O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crim...

“O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado”.

O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite

  • A. reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio da repressão.
  • B. combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio social.
  • C. controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da periculosidade.
  • D. objetivar a delinquência por trás da infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
  • E. classificar a delinquência em suas categorias e erradicar a delinquência do meio social.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A biotecnologia é realizada pelo homem há muitos anos, por exemplo quando foram transferidos e selecionados genes para melhorar as qualidades de novas variedades vegetais. A maior parte das espécies cultivadas, incluindo milho, arroz, trigo e tomate, é resultado dos cruzamentos ao longo do processo evolutivo. Na maioria das vezes, no melhoramento, apenas um limitado número de genes ou características é transferido de uma variedade para outra. Esse procedimento usualmente requer de 8 a 12 anos até que a nova variedade seja desenvolvida e esteja em condições de ser disponibilizada para os agricultores. A moderna biotecnologia adicionou precisão e rapidez no desenvolvimento de novas variedades. Entretanto, talvez a maior de todas as contribuições dessa nova tecnologia tenha sido romper a barreira ao intercâmbio gênico imposta pelas espécies. Ao invés de cruzar indivíduos de diferentes variedades e conduzir a população segregante sob seleção por cerca de 10 anos, o cientista pode identificar, clonar e inserir o gene de interesse em uma variedade, com precisão e rapidez, utilizando a biotecnologia. O gene de interesse não precisa vir da mesma espécie ou de espécies relacionadas. Ele pode, virtualmente, vir de qualquer outro organismo vivo, em razão do código genético ser universal.

Com relação as informações do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Caso o gene de interesse referido no texto seja proveniente de um vegetal, não seja modificado e seja capaz de produzir melhorias em uma espécie de interesse comercial, a seqüência desse gene pode ser patenteada no Brasil.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere às infecções congênitas fetais, julgue os itens subsequentes. A toxoplasmose congênita, cuja manifestação sintomatológica mais comum inclui coriorretinite, calcificações intracranianas e hidrocefalia, é causada por um vírus, o Toxoplasma gondii.

Resolva a questão aqui ›


Medeiros , segura do ativo da PARANAPREVIDÊNCIA, sofreu acidente no trabalho, tendo sido considerado definitivamente incapacitado para o cargo público por deficiência física e necessitando de assistência permanente de outrem. Considerando a situação hipotética acima e a legislação previdenciária paranaense, julgue os itens a seguir, relativos ao benefício de aposentadoria por invalidez permanente.

A aposentadoria por invalidez permanente só é concedida ao segurado inativo que for considerado incapacitado por motivo de deficiência mental.

Resolva a questão aqui ›