Os sinais clínicos de botulismo resultam do efeito da n...

Os sinais clínicos de botulismo resultam do efeito da neurotoxina produzida pelo Clostridium botulinum sobre a junção mioneural, conduzindo à fraqueza muscular. Quanto à toxina botulínica, pode-se afirmar que atua principalmente na região:
  • A. pré-sináptica, ao nível da junção neuromuscular colinérgica periférica, bloqueando a liberação evocada de acetilcolina.
  • B. pós-sináptica, ao nível da junção neuromuscular colinérgica periférica, bloqueando a liberação evocada de acetilcolina.
  • C. pré-sináptica, ao nível da junção neuromuscular adrenérgica periférica, bloqueando a liberação evocada de acetilcolina.
  • D. pré-sináptica, ao nível da junção neuromuscular colinérgica central, bloqueando a liberação evocada de acetilcolina.
  • E. pós-sináptica, ao nível da junção neuromuscular adrenérgica periférica, bloqueando a liberação evocada de adrenalina.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os seguintes itens, referentes a storages e suas tecnologias. Na configuração RAID 4, a paridade é distribuída em todos os discos, ao passo que, na RAID 5, a paridade é escrita em um disco dedicado a essa finalidade.

Resolva a questão aqui ›


O objetivo do Programa de Controle de Qualidade (PCQ), em um centro de tratamento radioterápico, é que o desempenho de todas as máquinas, dispositivos e processos não se afastem de seus valores de referência mais que as respectivas tolerâncias. Para tanto, o Controle de Qualidade (CQ) de um acelerador linear deverá considerar:

I. Os principais equipamentos, componentes de um acelerador linear, geralmente são agrupados em cinco classes: sistema de injeção; sistema de radiofrequência; sistema auxiliar; sistema de transporte do feixe; e, sistema de colimação e de monitoração do feixe.

II. Os aceleradores, sendo máquinas que produzem os feixes de radiação eletronicamente, podem ter seu desempenho alterado inesperadamente e, para tanto, o CQ e a manutenção preventiva devem ser rotineiros.

III. Não existem testes diários do acelerador linear, mensais e anuais, daí a justificativa de sua eficácia.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Resolva a questão aqui ›


Atente ao que se diz a seguir sobre os compressores de deslocamento positivo, suas características, propriedades e aplicabilidades, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Compressores de pistão podem ser de simples ou duplo efeito.

( ) Compressores rotativos de palhetas são recomendados para operação em meios agressivos, como o transporte de gases contendo impurezas ou líquidos em suspensão.

( ) Compressores de parafuso possuem a necessidade de ter instalado, no seu corpo, válvulas de admissão e de descarga, além de uma válvula de retenção na tubulação de descarga.

( ) Compressores de diafragma são indicados para a obtenção de vácuo ou para a compressão de gases contendo impurezas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Resolva a questão aqui ›