Ortiz (2010) faz uma profunda análise do processo de con

Ortiz (2010) faz uma profunda análise do processo de consolidação do Serviço Social no Brasil, indicando os fatores que foram influentes nesse processo. Considerando a análise dessa autora, analise as afirmativas abaixo, selecionando aquelas em que contém menções corretas aos fenômenos relacionados a profissionalização do Serviço Social no Brasil.

I. A profissão surge no Brasil como um dispositivo de rompimento da influência burguesa sobre as formas institucionalizadas de ajuda.

II. A profissão surge com a complexificação da dinâmica capitalista e seus desdobramentos.

III. A institucionalização da profissão no Brasil demarca o fim da influência da Igreja Católica junto aos centros de formação.

IV. É influente ao surgimento da profissão o fortalecimento da Ação Católica.

V. O surgimento do Serviço Social como profissão veio acompanhado do processo de redimensionamento do Estado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I,II e III
  • B. I, II e V
  • C. II, IV e V
  • D. III, IV e V
  • E. II, III e IV
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um menino de três anos e seis meses de idade, desnutrido, com história de contato intradomiciliar com pai com diagnóstico recente e em tratamento para tuberculose, está apresentando tosse há mais de duas semanas; seu teste tuberculínico foi de 20 mm e sua radiografia de tórax tinha infiltrado peri-hilar bilateral. Além disso, ele apresenta cicatriz de vacina BCG e calendário vacinal completo.

Com relação ao quadro clínico acima, julgue os próximos itens segundo o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (Brasil).

A prescrição de isoniazida, de forma isolada, é o tratamento indicado para a criança em questão.

Resolva a questão aqui ›


Numa dada tubulação, um manômetro é conectado a um medidor de vazão do tipo placa de orifício com coeficiente 0,6, sendo que a área do orifício é de 3×10-3 m2. Considere que o fluido seja incompressível e tenha densidade de 800 kg/m3 e que a aceleração da gravidade seja 10m/s2. Se a leitura do manômetro for 16 kPa, a vazão do fluido, em m3/s será:

Resolva a questão aqui ›