Para Zabala, alguns teóricos da educação, a partir da

Para Zabala, alguns teóricos da educação, a partir da constatação da complexidade das variáveis que intervêm nos processos educativos, afirmam a dificuldade de se controlar essa prática de modo consciente. Na sala de aula, acontecem muitos fatos simultaneamente, rapidamente e de forma imprevista e, durante muito tempo, o que faz com que se considere difícil, quando não impossível, a tentativa de encontrar referências ou modelos para racionalizar a prática educativa. Nesse sentido, distingue algumas formas muito diferentes de desenvolver esta prática; analise-as.

I. O professor empreende uma pesquisa sobre um problema prático, mudando sobre esta base algum aspecto de sua prática docente. Nesse caso, o desenvolvimento da compreensão precede a decisão de mudar as estratégias docentes.

II. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A ação inicia a reflexão.

III. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A reflexão inicia a ação.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis