Questão Q586799
2013 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério Público Estadual - RO (MPE/RO)
Prova: Concurso Ministério Público Estadual - RO (MPE/RO) 2013 - Promotor de Justiça Substituto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2013 Ministério Público Estadual - RO (MPE/RO) 2013

Determinado advogado, integrante da Comissão de Defesa d

Determinado advogado, integrante da Comissão de Defesa de Direitos Humanos da Seccional de Rondônia da OAB, morreu, no município de Ji-Paraná – RO, após ter atingido por vinte disparos de arma de fogo efetuados por duas pessoas não identificadas. O advogado havia feito diversas denúncias relacionadas a supostos atos de corrupção e maus-tratos aos detentos de determinado presídio localizado no referido município. A CIDH, então, expressando preocupação com a possível represália cometida contra o advogado, instou o Estado brasileiro a investigar o crime, esclarecê-lo judicialmente e punir os responsáveis.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca do incidente de deslocamento de competência para a justiça federal nas hipóteses de grave violação de direitos humanos.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...