Considerando que categoria profissional diferenciada é a

Considerando que categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares e ainda, que, na forma da lei, motoristas, telefonistas, ascensoristas, publicitários, entre outros, compõem categorias diferenciadas,
  • A. Manuel, que é motorista, mas trabalha em empresa cuja atividade é preponderantemente rural, deve ser considerado trabalhador rural, tendo em vista que, de modo geral, não enfrenta o trânsito das estradas e cidades.
  • B. Mariana, que é telefonista, mas trabalha em estabelecimento de crédito, beneficia-se do regime legal relativo aos bancários, tendo em vista a preponderância das atividades exercidas no estabelecimento do empregador.
  • C. tendo em vista que os profissionais da informática têm peculiaridades e singularidades em suas atividades, é válida decisão judicial que reconhece que os mesmos compõem categoria profissional diferenciada.
  • D. Danilo trabalha em empresa de engenharia como ascensorista. Como integrante de categoria diferenciada, o trabalhador tem o direito de haver de seu empregador as vantagens previstas no instrumento coletivo negociado pelo sindicato dos ascensoristas.
  • E. Nelson é publicitário de formação, mas na empresa em que trabalha exerce funções de gerente financeiro. Tendo sido eleito dirigente do sindicado dos publicitários, Nelson não goza de estabilidade no emprego, pois não exerce na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca de temas relacionados ao protesto de títulos cambiais, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsequentes, relativos à motivação e liderança, e ao controle. O controle da ação organizacional objetiva exclusivamente a correção de falhas ou erros existentes.

Resolva a questão aqui ›


Considerando os exames complementares de uso rotineiro na prática clínica, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Durante uma avaliação clínico-laboratorial em paciente de 52 anos de idade foram observados os seguintes resultados: glicemia após jejum de 8 horas = 130 mg/dL, glicemia (coletada duas horas após sobrecarga com ingestão de 75 g de glicose anidra) = 220 mg/dL e dosagem de hemoglobina glicada (HbA1c) = 7,0%. Assertiva: Nesse caso, os resultados são compatíveis com o diagnóstico laboratorial de diabetes melito.

Resolva a questão aqui ›