O principal objetivo dos métodos de conservação de ali

O principal objetivo dos métodos de conservação de alimentos é aumentar a vida de prateleira dos mesmos. Embora eficientes neste aspecto, podem estar associados à produção de componentes tóxicos durante o processamento, como peróxidos, ácidos graxos trans, aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Essas substâncias se formam a partir de reações ou processos químicos como:
  • A. a salga e a defumação.
  • B. a oxidação de lipídios e a degradação de glicerol.
  • C. a hidrogenação de gorduras e a salga.
  • D. o escurecimento não-enzimático e a liofilização.
  • E. a pirólise de aminoácidos e o frio.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os trechos nos itens de 6 a 10 a seguir, na ordem em que se encontram, constituem um texto adaptado de Internet: . Julgue-os quanto à correção gramatical.

O docente precisa sugerir tarefas que levem os estudantes a consultar diferentes fontes de informação, inclusive a Internet, mas que resultem em uma síntese produzida pelo aluno e avaliada pelo professor.

Resolva a questão aqui ›


Considerando o uso de hemoderivados e hemocomponentes, julgue os itens a seguir. A reação hemolítica transfusional aguda (RHTA) manifesta-se até 24 horas após a transfusão com a ocorrência de pelo menos um dos sinais e sintomas a seguir: febre, calafrios, alterações cutâneas, dispneia e vômitos, mialgias, cefaleia.

Resolva a questão aqui ›


Um motorista de ônibus se envolveu em um acidente, no qual cinco passageiros morreram e outros 15 ficaram feridos, inclusive ele próprio. Foi constatado que o motorista dirigia sob efeito de álcool e isso complicou bastante sua situação profissional e legal. Ele foi encaminhado para avaliação no ambulatório para tratamento de alcoolismo do hospital que o atendeu e, nesse contexto, expressou seu interesse em participar do programa comportamental oferecido para alcoolistas, bem como manifestou seu desejo de abandonar o cigarro, pois fumava duas carteiras por dia.

Acerca desse caso e do uso de álcool e tabaco, julgue os itens que se seguem.

O tabagismo e a profissão de condutor de veículos favorecem o adoecimento das vias respiratórias e do sistema cardiovascular.

Resolva a questão aqui ›