Considerada como principal referência dos programas socia...

Considerada como principal referência dos programas sociais, na atualidade, a família ocupa importante papel no campo da política social. Nesse sentido, Monica Alencar (2010) destaca algumas dessas evidências. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas, com relação à família, segundo a referida autora.

( ) Torna-se hegemônica, nos debates políticos e no conjunto de medidas socioassistenciais, a proposição de que, por meio de programas com foco na família, potencializam-se ações mais efetivas no combate à pobreza e à miséria.

( ) É possível identificar o adensamento da revalorização da família como espaço de proteção social a partir da conformação de vários estatutos legais que regem a vida social e a política social brasileira, a exemplo da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dos Programas de Renda Mínima, do Fome Zero e de variados programas estaduais e municipais que combinam estratégias de geração de renda.

( ) Com a criação do SUAS, a família tornou-se o locus privilegiado do conjunto das ações de enfrentamento da pobreza no país.

( ) No SUAS observa-se a perspectiva da “matricialidade sociofamiliar” com papel de destaque no âmbito da Política Nacional de Assistência Social.

( ) Há uma tendência mundial para a criação de programas sociais voltados para a família, com conteúdos e objetivos idênticos.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis