Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto...

Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Identifica-se, no texto,

  • A.

    saudosismo, ainda que velado, de uma escola que privilegiava o conhecimento imediato da realidade, baseado na simplicidade do mundo antigo.

  • B.

    saudosismo, ainda que velado, de uma escola que privilegiava o conhecimento imediato da realidade, baseado na simplicidade do mundo antigo.

  • C.

    crítica a certos resultados da globalização, trazidos pela disseminação do conhecimento no mundo todo, com evidente prejuízo de valores pessoais.

  • D.

    descrença na possibilidade de que o conhecimento escolar seja suficiente para suprir as necessidades geradas pelo desenvolvimento científico.

  • E.

    defesa de uma aprendizagem dinâmica, voltada para o sentido das inúmeras relações necessárias ao desenvolvimento técnico e científico atual.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a opção que representa uma possibilidade de resposta para a pergunta da revista, que também serve como resumo das idéias expostas pelo entrevistado.

Resolva a questão aqui ›


Entre os diversos métodos, técnica s e instrumentos do orçamento público, destaca-se o projeto básico constante da Le i n.º 8.666/1993, que, embora não seja parte integrante das leis de orçamentos, visa assegurar a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e, ainda, possibilita a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução. Nesse contexto, julgue os itens a seguir. No projeto básico, são dispensadas informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organiz acionais para a obra, desde que as informações não venham frustrar o caráter competitivo para a sua execução.

Resolva a questão aqui ›


Ana, servidora estável do DF, foi submetida a processo administrativo disciplinar, em que se concluiu pela sua demissão. Ana perdeu o cargo público, mas, irresignada, ajuizou ação junto ao Poder Judiciário com pedido de reintegração.

Considerando a situação hipotética descrita acima e conforme a Lei Orgânica do DF, julgue os itens a seguir.

Se o cargo ocupado por Ana tiver sido extinto durante o período em que a servidora ficou fora do serviço público, ao ser reintegrada em razão da determinação judicial, Ana ficará em disponibilidade sem remuneração até o seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Resolva a questão aqui ›