Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto...

Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Alerta verde

 A extinção de grandes áreas de vegetação nativa e a destruição de rios importantes são algumas das principais ameaças de desastres ecológicos no Brasil. Por trás disso tudo está, claro, a ação humana. "Estamos alterando ciclos importantes do planeta. E isso acontece no Brasil em função das atividades econômicas, como em todo país desenvolvido", diz o coordenador de qualidade ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A construção de hidrelétricas já afetou bastante um dos principais rios brasileiros, o São Francisco. A vegetação em volta dele desapareceu e, segundo a Conservação Internacional, isso tem provocado o assoreamento - a obstrução por sedimentos - de alguns trechos, pois até mesmo chuvas simples causam deslizamentos das margens. Outro problema é a introdução, no rio, de peixes de hábitats diferentes, o que já provocou um sério desequilíbrio ecológico e a extinção de várias espécies que o habitavam.

Os efeitos de alguns desses problemas - como a destruição das florestas, da fauna e da flora - poderão só ser sentidos num futuro distante. Mas há também as conseqüências que podem estourar a qualquer momento, deixando uma região em situação crítica após, por exemplo, um vazamento de um oleoduto ou de uma usina nuclear. As ameaças de acidentes ecológicos são tão sérias que mobilizam várias organizações não-governamentais (ONGs), todas desenvolvendo projetos para contornar os problemas e tentar abrir os olhos dos governantes enquanto há tempo. Esse tipo de fiscalização é fundamental e dá resultados.

(Adaptado de Mundo estranho, agosto de 2004, p. 34)

No texto, a referência à situação do rio São Francisco

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis