A propósito da iniciativa e da competência constitucional...

A propósito da iniciativa e da competência constitucional em matéria orçamentária, assinale a opção correta.

  • A.

    Qualquer parlamentar pode apresentar projeto de lei alterando o orçamento, desde que não provoque aumento de despesa.

  • B.

    O Congresso Nacional pode delegar ao presidente da República a competência para legislar em relação ao assunto.

  • C.

    É vedada a edição de medidas provisórias relativas à matéria, exceto no caso de créditos extraordinários.

  • D.

    O presidente da República pode dispor sobre a utilização dos recursos que ficarem sem despesas correspondentes em virtude de emenda parlamentar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um importante requisito laboratorial é a rotina de calibração, que é o ato de colocar o equipamento em condições analíticas de acordo com o seu projeto de construção. Sobre a calibração considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O acompanhamento da variabilidade da calibração deve ser estudo comparativo, a fim de verificar qual o grau de influência (sobre qual algarismo significativo recai) no resultado final. Sendo significativo esse desvio-padrão, ele deve ser adicionado ao desvio-padrão final da validação.

II. O acompanhamento da variabilidade do ajuste está diretamente ligado ao estudo de capacidade e capabilidade do equipamento, deve ser estudo comparativo, a fim de verificar qual o grau de influência (sobre qual algarismo significativo recai) no resultado final. Sendo significativo, esse desvio-padrão deve ser adicionado ao desvio-padrão final da validação.

III. A calibração por extremos é uma frequência de verificação da calibração que se faz diariamente ou até mesmo antes de cada medição. Esse tipo de frequência se dá quando não há confiabilidade no equipamento ou faz-se necessário em função da criticidade da análise sobre o produto.

Estão corretas as afirmativas:

Resolva a questão aqui ›


As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP no 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):

I–o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;

II–o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;

III–a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;

IV–a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns)

Resolva a questão aqui ›


Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Em face dos sinais clínicos apresentados pela criança, a primeira conduta deve ser a realização de exames complementares e laboratoriais e, somente após o recebimento dos resultados, deve ser indicado o correto tratamento.

Resolva a questão aqui ›