Um servidor requer a sua aposentadoria. A Administração...

Um servidor requer a sua aposentadoria. A Administração Pública defere esse pedido e o remete ao Tribunal de Contas, para o seu registro. Antes do julgamento desse registro, o Tribunal de Contas determina a realização de uma diligência, que consiste em uma recomendação ao órgão da Administração Pública para que reveja a sua decisão sobre a aposentadoria. Instado a se manifestar, o aludido órgão reitera as suas razões para deferir a aposentadoria. Diante dessa resposta, caberá ao Tribunal de Contas:
  • A. determinar ao órgão público que atenda à sua recomendação
  • B. aplicar sanção administrativa ao administrador público que deixou de atender à recomendação
  • C. apreciar o pedido de aposentadoria, podendo negar o seu registro, caso entenda que as condições para o seu deferimento não estejam presentes
  • D. obrigatoriamente, deferir o registro da aposentadoria
  • E. questionar o administrador público sobre o não atendimento à recomendação
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública. Considere que, em um tribunal regional eleitoral, haja pequena quantidade de profissionais com conhecimento profundo na área de direito eleitoral e que, nesse mesmo tribunal, seja feito um planejamento estratégico com uso de análise SWOT. Nessa situação, de acordo com os princípios desse tipo de análise, a carência de especialistas deve ser considerada uma ameaça ao cumprimento da missão do tribunal.

Resolva a questão aqui ›


 

Tendo como referência a figura acima, que representa um perfil gravimétrico, julgue os itens subsequentes.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsecutivos, referentes a conservação e restauro de papel. Um dos fatores mais importantes de deterioração do papel é o seu manuseio inadequado, seja por funcionários da própria instituição, seja por pesquisadores ou consulentes.

Resolva a questão aqui ›