A diretriz 6 do Guia Alimentar para a População Brasileir...

A diretriz 6 do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, refere-se a:
  • A. orientação do consumo máximo diário de 1 porções de alimentos do grupo dos óleos e gorduras.
  • B. incentivar o uso de adoçantes artificiais, excluindo totalmente o consumo de açúcar refinado, prevenindo a obesidade.
  • C. redução do consumo de alimentos com alta concentração de sal, açúcares e gorduras para diminuir o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares.
  • D. orientação sobre o consumo de sal diário que deve ser no máximo de 25 gramas, visando a prevenção da hipertensão arterial.
  • E. informação sobre o consumo de açúcares simples que não deve ultrapassar 45% da energia total diária.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma das cláusulas do contrato de prestação de serviços entre determinada universidade e uma empresa terceirizada estipula que, caso haja atraso no pagamento da contratante para a contratada, o valor a ser pago será atualizado à taxa efetiva mensal de 3% da seguinte forma: para atrasos de até 30 dias, os acréscimos são calculados, diariamente, pelo regime de capitalização simples; para atrasos superiores a 30 dias, os acréscimos são calculados pelo regime de capitalização composta.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Se houver atraso de exatamente dois meses no pagamento, o valor inicialmente devido será corrigido a uma taxa inferior a 6,1%.

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A explicação, no texto, para as alterações no regime de chuvas na Amazônia está

Resolva a questão aqui ›


Sobre o orçamento público e as responsabilidades dos dirigentes e demais usuários de recursos públicos, julgue os itens subseqüentes.

Os suprimentos de fundos se enquadram entre as despesas que podem ser efetuadas com o cartão de pagamento do governo federal. Os suprimentos são utilizados, entre outros casos, para as despesas que cada órgão ou entidade entender como devendo ter caráter sigiloso, segundo as conveniências da administração.

Resolva a questão aqui ›