A Resolução n.º 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe s...

A Resolução n.º 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Em relação às boas práticas relacionadas à edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios, é correto afirmar:
  • A. as portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes. As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de fechamento manual.
  • B. os lavatórios devem possuir sabonete em barra inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico.
  • C. as caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizadas na área interna de preparação e armazenamento de alimentos.
  • D. as aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas.
  • E. as instalações devem ser abastecidas de água corrente e evitar conexões com rede de esgoto ou fossa séptica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente de 55 anos de idade chega a um consultório devido a achado ocasional de nódulo pulmonar. Nunca fumou. Nega tabagismo passivo. É hipertensa. Constata-se cirurgia prévia de histerectomia total, em razão de miomatose uterina. Nega outras doenças. Realizou tomografia de tórax em razão de um episódio gripal, com evidência de nódulo em vidro fosco de 12 mm, localizado em lobo superior esquerdo, sem componente sólido.

De acordo com o guia publicado recentemente pela Fleischner Society (Guidelines for Management of Incidental Pulmonary Nodules Detected on CT Images: From the Fleischner Society 2017). Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Se o nódulo da paciente fosse sólido, de 12 mm, o seguimento seria com nova tomografia computadorizada em 3 meses ou PET/CT ou amostra tecidual.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das duas situações relacionadas ao caso clínico em tela, julgue os itens subsequentes.

Infere-se, com referência à situação 1, que a paciente possui mais de um tipo de cefaleia.

Resolva a questão aqui ›


Considere as afirmativas sobre a atuação do estado brasileiro em relação a situação descrita acima.

I. Para pessoas de até 18 anos de idade, é assegurado por lei o direito dos pais ou responsáveis por elas decidirem.

II. Mesmo sendo de direito dos responsáveis, a lei garante aos agentes de saúde abrir processo penal contra os responsá veis que se recusarem a vacinar seus menores.

III. Em caso de epidemia, o Estado pode forçar seus entes civis a serem vacinados.

IV. O Brasil é um estado laico e, por isso, não pode aceitar que questões religiosas impeçam o funcionamento de programas de imunização e outros mais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›