De acordo com o Parecer CEB n.º 15/1998, em relação à Ética da Identidade, é correto afirmar que
como princípio educativo, a ética só é eficaz quando tem por objetivo formar pessoas “honestas”, “caridosas” ou “leais”, a fim de promover a harmonia e a construção de uma identidade coletiva, na qual as individualidades se anulam em prol de um bem comum.
educar sob inspiração da ética é transmitir valores morais, tendo em vista a necessidade de propiciar ao aluno os mecanismos para que ele possa se ajustar às exigências e às normas de convivência e de controle social.
a ética da identidade fundamenta-se em uma racionalidade igual àquela que preside à dos valores abstratos, segundo os quais, conceitos como “autonomia do indivíduo” deixam de ter importância, cedendo espaço para questões mais utilitárias.
se desenvolver em contextos nos quais o sucesso resulta da astúcia e não da qualidade do trabalho realizado favorece, nos alunos, a formação de identidades constituídas com sensibilidade estética e igualdade política.
a ética da identidade se expressa por um permanente reconhecimento da identidade própria e do outro, e, nesse reconhecimento, reside talvez a grande responsabilidade da escola como lugar de conviver.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}