De acordo com as orientações curriculares para o ensino médio constantes dos PCNs, a recuperação do processo histórico de construção do conhecimento matemático pode tornar-se importante elemento de contextualização dos objetos de conhecimento que comporão a relação didática. A história da matemática pode contribuir, também, para que o professor compreenda algumas dificuldades dos alunos, que, de certa maneira, podem refletir históricas dificuldades presentes também na construção do conhecimento matemático. Para que essa contribuição se efetive, é importante que
os estudantes e professores se apropriem de teorias e práticas do passado para a resolução de problemas do passado.
haja a construção significativa de conhecimentos matemáticos, de modo a desenvolver nos estudantes a percepção de que a matemática é um processo de evolução do pensamento humano.
a descrição de fatos ocorridos no passado e a biografia de matemáticos famosos sejam priorizadas.
os estudantes percebam que a matemática hoje estudada na educação básica é fruto do conhecimento desenvolvido pelas mais competentes sociedades existentes ao longo da história.
os estudantes estejam conscientes de que conhecimento matemático ensinado pelo professor é o mais eficiente, visto que constitui a síntese de outros conhecimentos previamente experimentados ou formulados sem êxito.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}