A memória musical do movimento estudantil do passado foi...

A memória musical do movimento estudantil do passado foi reacendida pelos estudantes da educação básica de escolas públicas paulistas. Ao som de Geraldo Vandré e Chico Buarque, esses estudantes em novembro de 2015 não se calaram diante da precariedade da educação pública paulista. Esse momento histórico representou:

I) Uma negação do sentimento patriótico nacional, uma vez que esses estudantes agiram como baderneiros movidos exclusivamente por seus interesses individuais.

II) Um momento de recuperação da soberania e do exercício da cidadania, tendo em vista o alto nível de mobilização desses estudantes, ao ocuparem 19 escolas em São Paulo, indo de encontro a uma gestão totalmente descompromissada com a educação.

III) Um gesto de desrespeito ao gestor estadual Geraldo Alckmin que estava sendo obrigado a fechar algumas escolas em consequência da crise econômica.

IV) Uma retomada da força juvenil no combate aos desmandos políticos e uma afirmação do senso de coletividade que durante muitas décadas estava anestesiado.

V) A denúncia de políticas estaduais desmontadoras do sistema público educacional paulista, por meio da defesa de duas bandeiras de luta: o acesso e a qualidade da educação. Esse empoderamento dos jovens estudantes foi um exemplo histórico para os brasileiros de todas as gerações.

Estão corretas as alternativas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis