As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na...

As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na distribuição da riqueza estão a esforçar-se e que, apesar da intensificação dos fluxos mundiais de capital e de trabalho, da extensão dos mercados, da globalização das políticas e dos progressos nas comunicações, as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais inacessíveis à maioria da população.

(Hespanha, P. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161).

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1 – O autor, ao afirmar que as desigualdades na distribuição de riqueza estão a esforçar-se, isto é, estão aumentando, refere-se ao continente sulamericano e à África, já que em países desenvolvidos, como os da Europa, esse problema não existe.

2 – A falta de empregos como fruto da globalização gera, em muitos países, uma nova ordem, que compreende o aumento da informalidade, comum no caso brasileiro.

3 – Com a globalização, países que não respeitam os direitos trabalhistas vêm sendo obrigados a aumentar a fiscalização para serem competitivos.

4 – O processo de globalização centra-se nas nações ricas. Já os países pobres, como os da África e alguns da América Central, não se ajustam às exigências do capital.

Assinale a alternativa correta

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis