Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as fals...

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Tropopausa: parte superior da troposfera caracterizada pelas condições de inversão de temperatura que efetivamente limitam a convecção e outras atividades do tempo atmosférico. A altura da tropopausa não é constante, variando no tempo e no espaço. Contudo, sua altitude é mais elevada no Equador (16 km), onde existe aquecimento e turbulência convectiva vertical, e é mais baixa nos polos, onde tem apenas 8 km.

( ) Troposfera: camada mais baixa da atmosfera que contém cerca de 75% da massa gasosa total da atmosfera, e virtualmente a totalidade do vapor d’água e dos aerossóis. Portanto, é nela onde os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência são mais marcantes, e tem sido descrita como a camada da atmosfera que estabelece as condições do tempo. Por essas razões, torna-se de importância direta para o homem. Na troposfera, a temperatura diminui a uma taxa de 6,50ºC por quilômetro e pode ser dividida em três camadas, tendo como por base o mecanismo dominante para as trocas de energia. Essas camadas são a camada laminar, a friccional e a atmosfera livre.

( ) Trovão: ruído resultante do súbito aquecimento e da repentina expansão do ar ao longo da trajetória de um raio.

( ) Trovoada multi-célula: trovoada formada quando uma corrente de ar frio descendente de uma célula atinge a superfície, forçando o ar úmido e quente para cima. O ar em elevação condensa e gradualmente forma uma nova trovoada. Sendo assim, é possível que um grupo de trovoadas cresça em estágios diferentes de desenvolvimento.

A sequência está correta em:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis