Determinada repartição militar teve parte de suas unidade...

Determinada repartição militar teve parte de suas unidades operacionais e parte do prédio da administração destruídas em razão de uma explosão em seu centro de munição. Em decorrência da explosão, verificou-se que diversos equipamentos bélicos e pólvoras ficaram expostos ao tempo, sofrendo risco de perecimento. Diante da urgência, decidiu-se realizar a contratação por emergência para recuperação de todas as instalações da unidade. Cabe ressaltar que a assessoria jurídica do órgão alertou os servidores envolvidos para o fato de que a contratação emergencial somente poderia ser utilizada para resguardar a integridade e segurança de bens e pessoas. Diante da situação exposta, assinale a opção correta.
  • A. A Administração agiu corretamente, porque seria possível realizar toda a tarefa no prazo de 190 dias, portanto inferior a 240 dias.
  • B. A Administração não agiu corretamente, por não estar caracterizada a situação emergencial, e, por conseguinte, pela necessidade de realizar licitação para todas as unidades atingidas indiscriminadamente.
  • C. A Administração não agiu corretamente, porque a dispensa de licitação por emergência somente poderia ocorrer para a recuperação dos compartimentos em que estavam contidos os equipamentos bélicos e pólvoras, por correrem risco de perecimento, devendo a recuperação do prédio da Administração ocorrer por licitação pública.
  • D. A Administração agiu corretamente em razão de os equipamentos bélicos e pólvoras estarem expostos ao tempo e a recuperação do prédio da administração também ser importante, mesmo sua recuperação total estando prevista para ser feita no prazo de 190 dias.
  • E. A Administração agiu corretamente porque, em que pese o prazo previsto para o término das obras ser de 190 dias, a lei prevê a possibilidade de prorrogação do prazo máximo para a contratação por emergência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma primigesta de 18 anos de idade, com 29 semanas de idade gestacional, deu entrada na emergência referindo cefaleia e edema generalizado há 2 dias. Ao exame clínico, constata-se edema de membros inferiores +2/+4, pressão arterial de 170 mmHg × 116 mmHg, fundo uterino de 27 cm e frequência cardíaca fetal de 136 bpm, com uma contração a cada 20 minutos com duração de 15 segundos cada. A paciente não realizou pré-natal e desconhece seus níveis pressóricos pré-gravídicos.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Caso a paciente acima evolua com normalização dos níveis tensionais após o uso de hipotensores e preservação da vitalidade fetal e subitamente manifeste um quadro de dor abdominal súbita com hipertonia uterina e bradicardia fetal, o diagnóstico mais provável é de descolamento prematuro de placenta.

Resolva a questão aqui ›


Quantos valores reais de x fazem com que a expressãoassuma valor numérico igual a 1?

Resolva a questão aqui ›


Considere a instalação do sistema de recalque de água de um edifício.

As peças hidráulicas números 1, 2 e 3 são, respectivamente,

Resolva a questão aqui ›