Considerando o texto acima como motivador e a respeito do...

Considerando o texto acima como motivador e a respeito dos contratos administrativos e da Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem editar leis próprias de licitações e contratos para regular os seus atos, mas devem observar as normas gerais estabelecidas na Lei n.º 8.666/1993.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.

Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A ressecabilidade completa, ou ressecção R0, é conceituada como a capacidade de se obter ressecção completa, com margens livres de tumor.

Resolva a questão aqui ›


A glomerulonefrite difusa aguda manifesta-se clinicamente como uma síndrome nefrítica, que se caracteriza pela presença de edema, hematúria e hipertensão arterial secundária. Nessa condição clínico- funcional as bases etiofisiopatogéneticas da hipertensão arterial são:

Marque a opção que apresenta a seqüência correta.

Resolva a questão aqui ›


A energia nuclear civil conheceu sua grande expansão imediatamente após a crise do petróleo de 1973-1974. Em 2008, 20% da eletricidade produzida no mundo provinha da energia nuclear. Na atualidade, uma parte geográfica do mundo concentra o maior número de países, cuja parcela de energia nuclear na produção de eletricidade é bastante expressiva, ou seja, é superior a 40%, podendo chegar a mais de 75%.

A parte geográfica do mundo que concentra os países descritos é a

Resolva a questão aqui ›