Maurício e Sandoval, sócios da empresa 007 Construções Lt...

Maurício e Sandoval, sócios da empresa 007 Construções Ltda., decidem participar de uma concorrência pública realizada pela Secretaria de Obras do Estado do Amapá para seleção da empresa encarregada de construir um estádio de futebol com vistas à Copa do Mundo que se realizará no Brasil.

Como a empresa não dispõe dos documentos exigidos pelo edital – especificamente a comprovação de realização de obra semelhante em contratação com o setor público – Maurício e Sandoval falsificam ART’s (anotação de responsabilidade técnica) a fim de simular que já realizaram tais obras. A fraude surte efeito e a 007 construções é efetivamente selecionada dentre as concorrentes. Todavia, a falsificação é descoberta pouco tempo depois.

Assinale a alternativa que indique o crime praticado por Maurício e Sandoval.

  • A.

    Fraude à licitação (art. 93, lei 8.666/93).

  • B.

    Falsificação de documento público (art. 297, Código Penal).

  • C.

    Falsidade ideológica (art. 299, Código Penal).

  • D.

    Falsificação de documento particular (art. 298, Código Penal).

  • E.

    Estelionato (art. 171, Código Penal).

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Tributário

Outros impostos que não sejam cumulativos e não tenham base de cálculo e fato gerador idênticos aos da Constituição Federal:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos a raciocínio lógico e operações com conjuntos. Dadas as proposições simples p: “Sou aposentado” e q: “Nunca faltei ao trabalho”, a proposição composta “Se sou aposentado e nunca faltei ao trabalho, então não sou aposentado” deverá ser escrita na forma (p v q) Y -p, usando-se os conectivos lógicos.

Resolva a questão aqui ›