A Constituição Federal, em seu art. 169, caput, estabelec...

A Constituição Federal, em seu art. 169, caput, estabelece que “A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar”. A Lei Complementar nº 101/00, cuja atribuição é, também, disciplinar essa regra constitucional, fixou os limites máximos de despesa total com pessoal em relação a cada ente federado.

Desse modo, a despesa total com pessoal,
  • A. dos Municípios, não poderá exceder a 60% da receita corrente líquida, sendo que, na esfera municipal, a despesa apenas com o pessoal do Poder Executivo não poderá exceder a 49%.
  • B. dos Estados, não poderá exceder a 50% da receita corrente líquida, sendo que, na esfera estadual, a despesa apenas com o pessoal do Poder Judiciário não poderá exceder a 6%.
  • C. dos Estados, não poderá exceder a 50% da receita corrente líquida, sendo que, na esfera estadual, a despesa apenas com o pessoal do Poder Executivo não poderá exceder a 54%.
  • D. da União, não poderá exceder a 50% da receita corrente líquida, sendo que, na esfera federal, a despesa apenas com o pessoal do Poder Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União, não poderá exceder a 2,5%.
  • E. da União, não poderá exceder a 60% da receita corrente líquida, sendo que, na esfera federal, a despesa apenas com o pessoal do Poder Judiciário, não poderá exceder a 16%.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os materiais que devem permanecer em estoque, o volume de estoque que será necessário para um determinado período e quando os estoques devem ser reabastecidos são pressupostos que fundamentam

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos à contabilidade geral.

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais e elementos do resultado e é utilizada para registro das transações e organização da contabilidade.

Resolva a questão aqui ›


A empresa Metropolitana de Transporte Ltda irá adquirir um equipamento de manutenção de trilhos no valor de R$ 360.000,00, o qual propiciará uma economia de R$ 90.000,00 por ano com gastos com mão de obra e com despesas de manutenção. Pelo método pay-back de avaliação do investimento de capital, o tempo necessário para que os fluxos de caixa esperados paguem os desembolsos do investimento será de

Resolva a questão aqui ›