Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguí...

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

A forma verbal “havia”, em “não havia mais dúvidas” (l.15), poderia ser corretamente substituída por existia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais, gramaticais e estilísticos do texto acima.

Identifica-se, no texto, a seguinte forma de ordenação das ideias: apresentação, em primeiro lugar, dos dialetos brasileiros, relacionados às diferentes regiões onde é falada a língua portuguesa; e depois, a demonstração de que portugueses e brasileiros falam de modo diferente.

Resolva a questão aqui ›


Considere que um paciente de 9 anos de idade, do sexo masculino, há cinco dias, apresentou um quadro de rinorreia, espirros, cefaleia, tosse e dor de garganta de leve intensidade. Há dois dias, evoluiu com febre alta, temperatura axilar > 39 ºC, calafrios e queixas de “cansaço”. No momento da consulta, apresenta-se taquipneico, com retração subcostal leve. A ausculta revelou murmúrio vesicular reduzido à direita, e a radiografia de tórax evidenciou opacificação no lobo inferior direito com velamento do seio costofrêncio. Não está em uso de nenhum esquema de antibioticoterapia.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O derrame pleural é a principal complicação das pneumonias bacterianas e deve sempre ser pesquisado, quando não houver melhora clínica, após 72 horas de antibioticoterapia.

Resolva a questão aqui ›