Diante da pergunta que lhe foi feita, o sociólogo Roberto...

Diante da pergunta que lhe foi feita, o sociólogo Roberto da Matta partiu da seguinte estratégia
  • A. esclarecer previamente os sentidos do vocábulo “jeitinho”;
  • B. retirar os preconceitos contra essa marca de brasilidade;
  • C. responder à pergunta com outro questionamento;
  • D. atribuir à pergunta uma forma intencionalmente maldosa;
  • E. questionar o que se denomina “corrupção”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

José, com 43 anos de idade, nunca havia freqüentado uma escola, não sabendo ler nem escrever. Em outubro de 2006, matriculou-se em uma escola pública. José mora no Distrito Federal com seus dois filhos: Luiz, que completará 18 anos em fevereiro de 2007, e Flávia, que completará 16 anos no mesmo dia em que se realizará o primeiro turno das eleições de 2010.

Acerca dessa situação hipotética e da Resolução n.º 21.538/2003, assinale a opção incorreta.

Resolva a questão aqui ›


Assinale a opção em que é apresentado o papel exercido pelo sistema de arquivos em uma política de gestão de documentos ou em uma política arquivística.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 20 anos de idade procurou assistência médica em um hospital de nível primário, com relato de fadiga e fraqueza havia uma semana. Durante sua avaliação, foi realizado um hemograma, que mostrou hemoglobina de 10 g/dL e hematócrito de 28%, com leucócitos e plaquetas dentro da normalidade. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação das alterações na série vermelha do sangue.

Considere, ainda, que a sigla fL refere-se a fentolitro.

Se volume corpuscular médio for igual a 90 fL, e a contagem de reticulócitos for igual a 6%, devem ser levadas em conta a perda sanguínea, as membranopatias (esferocitose, por exemplo), a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, as hemoglobinopatias e as anemias hemolíticas microangiopáticas como possíveis causas dessas alterações.

Resolva a questão aqui ›