Acerca da inserção, no 1º período do texto, da informação...

Acerca da inserção, no 1º período do texto, da informação “[...] cinco meses antes da imagem do corpo do menino Aylan Kurdi, de três anos, estirado nas areias da praia de Bodrum dar um tapa na cara da humanidade,[...]” é possível reconhecer como intenção do discurso, principalmente, que
  • A. as crises humanitárias precisam ser enfrentadas sem que haja quaisquer restrições políticas ou econômicas.
  • B. mesmo diante de tragédias terríveis, a humanidade sempre pode se reerguer, ainda que o nível de tais tragédias venha a se agravar.
  • C. mesmo antes do fato trágico citado em relação ao menino Aylan Kurdi, a guerra civil da Síria já havia sido classificada como “a pior crise humanitária”, mostrando o agravamento do que já era considerado trágico.
  • D. é traçado um paralelo entre o fato ocorrido entre a vida dos refugiados sírios em São Paulo e o fato trágico registrado no trecho em destaque, possibilitando ao leitor o entendimento de que há uma relação de causa e consequência estabelecida.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Delegado de Polícia de um determinado município paulista recebe a notícia de um crime de roubo que vitimou Alfredo, que teve seu veículo subtraído por um agente mediante grave ameaça, com emprego de arma de fogo. Durante o trâmite do Inquérito Policial apura-se que Joaquim foi o autor do crime, o qual tem a sua prisão preventiva decretada. Ainda na fase policial Fabíola, a pedido de Joaquim, comparece na Delegacia de Polícia para prestar depoimento e alega que Joaquim, seu amigo, estava em sua companhia no momento do crime. Encerrado o Inquérito Policial o Ministério Público denuncia Joaquim pelo crime de roubo, denúncia esta recebida pelo Magistrado competente. Fabíola não é encontrada para prestar depoimento em juízo sob o crivo do contraditório, mesmo arrolada pela Defesa de Joaquim. Ao final do processo Joaquim é condenado pelo crime de roubo em primeira instância e, posteriormente, é instaurada ação penal contra Fabíola por crime de falso testemunho. Durante o trâmite do recurso interposto por Joaquim contra a sentença que o condenou por crime de roubo, e da ação penal instaurada por falso testemunho contra Fabíola, esta resolve se retratar, afirmando que Joaquim não estava com ela no dia do crime. No caso hipotético apresentado, na esteira do Código Penal, Fabíola

Resolva a questão aqui ›


No que diz respeito a determinados aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.

Tendo em vista a teoria Y, que tem uma visão negativa sobre a natureza do ser humano, pode-se dizer que necessidades de ordem mais elevadas, como a auto-realização, dominam mais os indivíduos do que as necessidades de ordem mais baixa.

Resolva a questão aqui ›


Alguns cães de um município começaram a apresentar emagrecimento, eriçamento e queda de pêlos, nódulos ou ulcerações (mais freqüentes nos bordos das orelhas), hemorragias intestinais, paralisia de membros posteriores, ceratite com cegueira e caquexia. Alguns apresentavam ainda úlceras no focinho e na bolsa escrotal. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com os sinais clínicos descritos, a enfermidade em questão é provavelmente a leishmaniose, que é uma importante zoonose para a saúde pública.

Resolva a questão aqui ›