Uma regressão linear simples é expressa por Y = a + b × X...

Uma regressão linear simples é expressa por Y = a + b × X + e, em que o termo e corresponde ao erro aleatório da regressão e os parâmetros a e b são desconhecidos e devem ser estimados a partir de uma amostra disponível. Assumindo que a variável X é não correlacionada com o erro e, julgue os itens subsecutivos, nos quais os resíduos das amostras consideradas são IID, com distribuição normal, média zero e variância constante. Para uma amostra de tamanho n = 25, em que a covariância amostral para o par de variáveis X e Y seja Cov(X, Y) = 20,0, a variância amostral para a variável Y seja Var(Y) = 4,0 e a variância amostral para a variável X seja Var(X) = 5,0, a estimativa via estimador de mínimos quadrados ordinários para o coeficiente b é igual a 5,0.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.

Há similaridade de função textual entre os articuladores “e contudo” (l.22) e mas em “mas eu dispensarei” (l.24), pois ambos principiam sentenças conclusivas.

Resolva a questão aqui ›


A contagem de reticulócitos no laboratório de análises clínicas é bastante utilizada por contribuir com o diagnóstico de determinadas doenças hematológicas. Dentro desse contexto, avalie as alternativas abaixo:

I. A técnica de coloração para os reticulócitos é denominada de coloração supravital, através da coloração de restos de RNA, utilizando-se corantes como o novo azul de metileno e o azul de cresil brilhante.

II. A reticulocitose pode ser encontrada em diversas situações, por exemplo, perda crônica de sangue por úlcera gástrica.

III. A reticulocitopenia pode ser encontrada na anemia por deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de ácido fólico.

IV. Em casos de anemia, a contagem percentual de reticulócitos pode ser corrigida através da contagem absoluta de reticulócitos (em relação ao número total de hemácias do paciente) ou através do cálculo da contagem corrigida de reticulócitos (em função do hematócrito do paciente).

Quais estão corretas?

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir com relação à programação de aplicações SAP.

Os programas ABAP são sempre divididos em duas partes: a parte de declaração global e a parte procedural.

Resolva a questão aqui ›