Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no empreg...

Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu sentido normal, por efeito de analogia. Assinale a alternativa que contém uma metáfora:

  • A.

    “A mim não me causava medo nenhum.” (3º§)

  • B.

    “... o mundo era delas, o cometa era para elas...” (2º§)

  • C.

    “Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas.” (3º§)

  • D.

    “Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados?” (3º§)

  • E.

    “... o mundo não se acabou, talvez tenha ficado um pouco triste...” (4º§)

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando a demonstração e os balanços previstos na Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens a seguir.

A demonstração do resultado do exercício evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

Resolva a questão aqui ›


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe decidiu realizar procedimento licitatório para a construção de relevante obra pública. Assim, no instrumento convocatório, fixou as condições em que pretende contratar, estabelecendo previamente as cláusulas do contrato administrativo. Trata-se especificamente da seguinte característica inerente aos contratos administrativos:

Resolva a questão aqui ›


Supondo que seja verdadeira a notícia hip o tética acima transcrita, julgue os itens seguintes.

A Org anização Mundial do Comércio (OMC) é uma agência vinculada à ONU, com personali d ad e jurídica própria de d i reito internacional, criada para regular o comércio internacional. Assim, a adesão da Rep ú b lica de Benguela à OMC deveria ser subordinada ao atendimento dos seguintes requisitos: ser membro da ONU, adequar a legislação interna aos acordos existentes no âmbito da OMC, fazer concessões n as t arifas aduaneiras e ser aceita por todos os país es membros da OMC.

Resolva a questão aqui ›