Questão Q44957
2008 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério do Esporte
Prova: Concurso Ministério do Esporte - Arquivista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2008 Ministério do Esporte

Os arquivos de um determinado órgão da administração públ...

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

A criação de dossiês de correspondência expedida e recebida não é muito comum nos arquivos da administração pública brasileira. Normalmente, os documentos são organizados por tipologias ou gêneros.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...