Assinale a alternativa em que a afirmação entre parênteses a respeito da pas-sagem transcrita está CORRETA:
"Nos episódios duas coisas chamam a atenção: primeira, a importância que a imprensa e o Judiciário assumiram na divulgação dos crimes e na punição dos criminosos; segunda, o papel das escutas telefônicas clan-destinas no processo de incriminação dos infratores.". (linhas 3-7) (A dualidade apresentada no período constitui um paradoxo que é desenvolvido ao longo do texto.)
"Preservar a intimidade do escrutínio público significava defender o espaço privado das demandas impessoais da coletividade e o espaço público de interesses irrelevantes para o bem comum.". (linhas 28-30) (Faz-se, no período, uma analogia entre o espaço público e o priva-do.)
"O costume nocivo da escuta clandestina corrói o sentido moral dos dois. Do espaço público, porque somos obrigados, querendo ou não, a partilhar idiossincrasias, obsessões ou desatinos que não nos concernem; do espaço íntimo, porque gera um clima de terrorismo no qual o pavor da espionagem começa a exigir dos indivíduos um autocontrole na intimidade próximo da sandice persecutória.". (linhas 30-36) (As unidades coordenadas do período apresentam um rigoroso para-lelismo sintático entre si.)
"Quem tem sua intimidade violada sofre uma das piores formas de humi-lhação conhecidas; quem viola a intimidade alheia manipula um instru-mento de violência que não pode ser entregue a qualquer um, muito me-nos à escória social que faz das dores e misérias humanas fontes de renda.". (linhas 96-100) (O núcleo semântico da segunda unidade coordenada não corres-ponde ao seu núcleo sintático.)
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}