Atenção: As questões de números 10 a 13 referem-se ao tex...

Atenção: As questões de números 10 a 13 referem-se ao texto abaixo.

A ação do tempo sobre a estátua de gesso é vista pelo poeta como

  • A.

    o que acabou por torná-la mais vivaz e expressiva, pelo menos até que um acidente a fizesse perder essa vivacidade.

  • B.

    responsável por danos que levaram uma obra de arte a perder sua pureza e vivacidade originais.

  • C.

    um elemento que, juntamente com os danos causados por um acidente, dá vida e singularidade ao que era inexpressivo e vulgar.

  • D.

    o causador irremediável do envelhecimento das coisas e da consequente desvalorização dos objetos pessoais mais valiosos.

  • E.

    capaz de transformar um simples objeto comercial em uma obra de arte que parece ter sido criada por um escultor genial.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

 

       Em um laboratório, uma amostra de fezes e uma de urina foram recebidas para a realização de exame parasitológico de fezes, pesquisa de sangue oculto, EAS e cultura de urina.

       Para a realização dos exames de fezes, a amostra foi diluída em água destilada produzida no próprio laboratório, que apresentava, em suas instalações, os equipamentos ilustrados pelas figuras acima, entre outros.

Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

O material coletado para EAS deve, necessariamente, ter dois registros ao ser recebido: um, para o exame do sedimento, e outro, para os exames bioquímicos.

Resolva a questão aqui ›


João, brasileiro, eleitor, maior de 35 anos de idade, candidato a cargo eletivo de vereador nas eleições de 2002 pelo sistema proporcional, não se encontrava filiado a nenhum partido, sob a alegação de que o partido é um órgão governamental que cerceia o livre exercício da candidatura do cidadão, tendo, entretanto, aceitado filiar-se ao partido Y, situado em outro estado da federação e não-organizado na circunscrição eleitoral de João.

Acerca da situação hipotética apresentada e das normas referentes aos partidos políticos, julgue os itens que se seguem.

Nos termos da CF e da legislação partidária, os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 46 anos de idade, diabética, hipertensa, HIV positiva sem tratamento, faz uso de insulina, metformina, enalapril e clortalidona e vem apresentando quadro arrastado de febre, cefaleia e vômitos com piora há dois dias. Em internação, foi realizado diagnóstico de neurocriptococose. Foi então iniciado anfotericina B intravenoso. Nos exames realizados, apresentava creatinina = 1,6 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, Na+ = 135 mEq/L, K+ = 2,5 mEq/L, ph = 7,50, Bic de Na+ = 27, pCO2 = 40, Sat O2 = 92% em ar ambiente.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Situações como uso de aminoglicosídeos, anfotericina B, hepatopatias crônicas e leptospirose podem cursar com IRA hipocalêmica.

Resolva a questão aqui ›