Da leitura do fragmento de texto apresentado depreende-se...

Da leitura do fragmento de texto apresentado depreende-se que o autor

  • A.

    avalia que, nas obras que teve acesso, o pensamento filosófico estava postulado em sistemas rígidos de reflexão, à exceção da filosofia nietzscheniana, de cunho libertador.

  • B.

    vivia um momento de crise existencial decorrente de seu anseio de superar sua ignorância, o qual o conduzia a uma busca incessante de respostas filosóficas a seu conflito interior entre o desejo de liberdade e o de deixar de sentir-se uma pessoa absolutamente anormal.

  • C.

    estava em busca do autoconhecimento, objetivo parcialmente contemplado nas obras fundamentadas na teoria positivista, das quais se afastara temporariamente.

  • D.

    não concordava com as formulações de cunho positivista presentes na obra de Herbert Spencer, o que o impedia de aderir incondicionalmente ao pensamento desse filósofo.

  • E.

    reconhece que sua adesão ao positivismo o tolheu da autonomia de pensar, o que faz que avalie com ceticismo o pensamento filosófico de Spencer, como evidencia o emprego dos elementos coesivos “escapa duma prisão” (l.9) e “recolherse a outra” (l.10), os quais retomam, respectivamente, os trechos “Refugado o positivismo” (l.1) e “sem adesão incondicional” (l.4).

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

The only correct conclusion we may derive from Text III is that, by 2030,

Resolva a questão aqui ›


Criança de 10 anos de idade evolui para o diagnóstico de Morte Encefálica após um acidente vascular encefálico. A família aceita o diagnóstico sem conlitos, mas não autoriza o transplante de órgãos. Neste caso, a seguinte conduta pode ser considerada legal e adequada em termos bioéticos:

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o contexto descrito no texto 1, o discurso da humanização do trabalho dos anos 1980 foi substituído por novas palavras-chave, das quais um exemplo é:

Resolva a questão aqui ›