Para responder às questões de 15 a 17, leia o texto a seg...

Para responder às questões de 15 a 17, leia o texto a seguir:

De acordo com a leitura completa do fragmento de texto citado, é correto afirmar que:

  • A.

    na linha 10, a expressão "no entanto" serve para abrir a conclusão a que se pode chegar a partir da afirmação anterior, em que o autor declara que um observador pode dizer quando uma pessoa está dormindo.

  • B.

    na linha 17, a supressão da preposição "de" é permitida pela gramática tradicional, como se observa em: "... derrubaram definitivamente a crença comum que o sono era simplesmente uma interrupção...".

  • C.

    na linha 24, o verbo "ocorrer" não pode ser substituído pelo verbo "haver", porque a afirmação a que se chegará é incompreensível em Língua Portuguesa: " Sua existência implica que alguma coisa ativa há durante o sono."

  • D.

    nas linhas 24/25, a expressão "todos os mamíferos" poderia ser substituída, sem prejuízo semântico, desde que houvesse adaptação na flexão verbal, por "todo o mamífero".

  • E.

    a afirmação que contém a conjunção "porém", na linha 45, expressa a quebra da expectativa de que, durante o sono, a atividade neural não fosse variada ou de que ela tendesse a zero.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere falsa a afirmação “Cristiano é policial militar e Ana é policial civil” e verdadeira a afirmação “se Cristiano é policial militar, então Ana é policial civil”.

Nessas condições, é necessariamente

Resolva a questão aqui ›


Quanto à interpretação do eletrocardiograma no teste ergométrico, julgue os próximos itens. O supradesnivelamento do segmento ST nas derivações de V2 a V4, na ausência de onda Q, geralmente está associado à isquemia miocárdica transmural e lesão coronária grave na artéria descendente anterior.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais que regulamentam o ensino fundamental de nove anos, julgue os itens que se seguem. É facultada aos sistemas de ensino a oferta das linguagens artísticas, do ensino religioso e da educação física.

Resolva a questão aqui ›