Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.
A grande crise econômica dos anos 80 reduziu a taxa de crescimento dos países centrais à metade do que foram nos vinte anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, levou os países em desenvolvimento a terem sua renda estagnada por 15 anos e intensificou o colapso dos regimes estatistas do bloco soviético. Quando dizemos que esta grande crise teve como causa fundamental a crise do Estado - uma crise fiscal do Estado, uma crise do modo de intervenção do Estado no econômico e no social e uma crise da forma burocrática de administrar o Estado - está pressuposto
o sistema econômico no capitalismo contemporâneo, cuja coordenação é de fato realizada não apenas pelo mercado, como quer tal neoliberalismo conservador desse notável economista neoclássico, mas também pelo Estado.
que o Estado, além de garantir a ordem interna, a estabilidade da moeda e o funcionamento dos mercados, tem um papel fundamental de coordenação econômica.
de que o primeiro coordena a economia por meio de trocas, o segundo, por meio de transferências para os setores que esse não logra remunerar adequadamente segundo o julgamento político da sociedade.
que, quando haveria uma crise importante no sistema, sua origem deverá ser encontrada ou no mercado, ou no Estado.
de que o mercado é o mecanismo de alocação eficiente de recursos por excelência, mas mesmo nesta tarefa sua ação deixa muitas vezes a desejar, dada não apenas a formação de monopólios, mas principalmente a existência de economias externas que escapam ao mecanismo dos preços.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}