No limiar dos anos 90, quando a globalização começava a r...

No limiar dos anos 90, quando a globalização começava a radicalizar o imperativo da competitividade em todos os mercados, estabelecendo novas imposições à sobrevivência das empresas, o escritor alemão Roberto Kurz, no livro Colapso da Modernização, alertava para um aspecto fundamental: "A concorrência no mercado mundial torna obrigatório um novo padrão de produtividade e qualidade, configurado pela combinação de ciência, tecnologia avançada e grandes investimentos". De fato, as empresas passaram a perseguir padrões de produtividade. Foi um período muito fértil de criatividade e transformação, que exigiu a mobilização e o emprego do conhecimento.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, concernentes ao papel catalisador do conhecimento no processo produtivo.

Um sinal evidente das mudanças paradigmáticas que o conhecimento vem impondo à produção pode ser encontrado aqui mesmo, no Brasil: da mesma forma que não se concebe o prestígio da EMBRAER e de suas aeronaves sem o aporte de conhecimento dos profissionais egressos do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, a produtividade da soja brasileira resulta do conhecimento desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis