No limiar dos anos 90, quando a globalização começava a r...

No limiar dos anos 90, quando a globalização começava a radicalizar o imperativo da competitividade em todos os mercados, estabelecendo novas imposições à sobrevivência das empresas, o escritor alemão Roberto Kurz, no livro Colapso da Modernização, alertava para um aspecto fundamental: "A concorrência no mercado mundial torna obrigatório um novo padrão de produtividade e qualidade, configurado pela combinação de ciência, tecnologia avançada e grandes investimentos". De fato, as empresas passaram a perseguir padrões de produtividade. Foi um período muito fértil de criatividade e transformação, que exigiu a mobilização e o emprego do conhecimento.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, concernentes ao papel catalisador do conhecimento no processo produtivo.

No Brasil, a iniciativa privada demonstra ter compreendido a necessidade de incorporar o conhecimento científico produzido nas universidades e nos institutos de pesquisa, transformando-o em processos tecnológicos; embora ainda distante dos índices norte-americanos, o Brasil, hoje, já está muito à frente da Coréia do Sul e da Índia, por exemplo, em número de cientistas incorporados aos quadros funcionais das empresas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis