Selecione o segmento que deve ocupar o lugar dos espaços pontilhados, de modo a resultar um parágrafo cujas idéias sejam coerentes e logicamente inter-relacionadas.
................................................................................................................................................................
.......................
Há ativos intangíveis que, apesar de existirem, são de difícil identificação, tais como: ponto comercial, carteira de clientes, reputação na praça, corpo de funcionários, além de outros.
A despeito do interesse crescente manifestado por estudiosos em mensurar e contabilizar o ativo intangível, ele é impermeável ao lançamento nos balanços da maioria das empresas, em virtude de não se dispor de um padrão monetário constante.
Tem aumentado o interesse, por parte dos estudiosos, acerca da quantificação da riqueza intangível, em resposta à crescente crítica aos demonstrativos contábeis tradicionais, que não evidenciam os intangíveis, numa época em que já não se pode mais observar somente os bens físicos.
Buscando um tratamento científico de excepcional qualidade, estudiosos da moderna contabilidade têm recusado o registro contábil dos ativos imateriais diante do impasse criado pela impossibilidade de conferir valores objetivos aos intangíveis.
O grande problema da contabilidade convencional brasileira aplicada a empresas baseadas no intangível está em registrar no balanço aquilo que o mercado mais valoriza, ou seja, o intangível da empresa.
(Baseado em "Mensuração e contabilização do ativo intangível", de Hernandez & Associados Consultoria e Treinamento. Em: Auditoria em Ambiente de Internet, José Barbosa da Silva Júnior, São Paulo: Atlas, 2001)
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}