No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do t...

No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, em relação a países europeus que investem em políticas sociais, os resultados alcançados pelo Brasil são pequenos, apesar de indicarem tendência de aperfeiçoamento e ampliação das políticas nessa área, no país.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Lei Federal nº 6.766 dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Sobre o conteúdo dessa lei, analise as afirmativas a seguir.

I - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.

II - Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

III - Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

IV - Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.

V - A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

Está correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão ou frase do texto em:

Resolva a questão aqui ›


Um rapaz com dezessete anos de idade deu entrada na enfermaria clínica com quadro de dor intensa no quadrante superior direito do abdome, associada a anorexia, náuseas, vômitos frequentes, rash maculopapular difuso, intensamente pruriginoso, e gengivorragia. Sinais vitais mostravam PA = 88 mmHg × 72 mmHg, FC = 94 bpm e SaO2 = 96% em ar ambiente. Ele esteve em observação no pronto-socorro durante cinco dias, com quadro de febre alta, mialgia, cefaleia retroorbitária, astenia e diarreia leve. Para elucidação do caso, foram solicitados, entre outros, os seguintes exames: prova do laço, velocidade de hemossedimentação e ultrassonografia de abdome.

Considerando o diagnóstico clínico mais provável e os possíveis achados nos exames complementares do quadro acima descrito, julgue os itens subsequentes.

Os elementos da história clínica e do exame físico que alertam para a gravidade do quadro clínico do paciente em apreço são dor intensa no quadrante superior direito, vômitos persistentes e a pressão arterial aferida.

Resolva a questão aqui ›