As questões 14 a 18 referem-se ao texto a seguir. Com po...

As questões 14 a 18 referem-se ao texto a seguir.

Com poucas exceções, todos gostam de médicos, mas ninguém se sente muito confortável num consultório ou num hospital. Se admiramos aqueles que salvam nossas vidas � ou, no mínimo, trabalham duro para que nos sintamos melhor �, geralmente os procuramos apenas quando estamos doentes. E, não raro, o tratamento compete em incômodo com a doença, certo? Pense melhor e você verá que isso é um tanto injusto. Não faz tanto tempo assim, a expectativa de vida das pessoas não passava dos 40 anos, cirurgias eram feitas sem anestesia e qualquer problema de saúde era motivo para uma sangria ou lavagem intestinal. Os avanços das ciências médicas nos últimos 100 anos só não se comparam aos que devem vir nos próximos 100. Já não é delírio sonhar com uma época em que todos, desde o nascimento, terão sua carga genética analisada e corrigida para enganar de antemão os mecanismos perversos do câncer, do diabetes, do mal de Alzheimer. Até lá, ainda há uma longa estrada a ser percorrida. No caminho, surgirão drogas inteligentes, feitas sob encomendas para cada indivíduo e cada microorganismo. Terminará a escassez de órgãos e sangue para doação, com o aparecimento de substitutos orgânicos, eletrônicos e mistos. Chegará ao fim o sofrimento causado por agulhas, serras e toda a sorte de instrumentos que cortam, furam, incomodam. E, se os esforços da ciência na luta contra o tempo derem certo, eu e você viveremos o bastante para assistir à concretização de vários desses sonhos.

(NOGUEIRA, Marcos. Superinteressante, 191-B, 2003.)

Segundo o texto, é correto afirmar:

  • A.

    Os avanços dos próximos 100 anos nas ciências médicas não serão maiores que os realizados nos últimos 100.

  • B.

    Atualmente, é comum, em alguns casos, que o tratamento feito seja tão desagradável quanto a doença tratada.

  • C.

    A medicina atual, em vez de procurar salvar a vida do paciente, trabalha apenas para minorar o sofrimento do paciente.

  • D.

    O erro das pessoas atualmente é procurar o médico somente quando se sentem doentes.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à Lei n.º 8.112/1990, ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e à Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens a seguir.

A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Resolva a questão aqui ›


Atualmente, conforme a legislação ambiental, a tríplice lavagem de embalagens é obrigatória para:

Resolva a questão aqui ›


Equipes de enfermagem são tradicionalmente reconhecidas como estressadas e sobrecarregadas. Quanto à intervenção psicológica junto a enfermeiros, julgue os itens que se seguem. O diagnóstico criterioso da queixa e das dificuldades apresentadas precisa ser realizado para cada situação e tipo de serviço, apesar das semelhanças entre rotinas e escalas de trabalho de enfermeiros.

Resolva a questão aqui ›