No primeiro parágrafo do texto, ao utilizar-se do dado estatístico - "O Brasil gasta mais de 6% do seu PIB em educação, mais de 5% vêm do setor público" - e do juízo de valor - "Em termos relativos, é razoável, mas como o PIB é pequeno, o valor absoluto é pouco-," para iniciar o desenvolvimento de seu raciocínio, o enunciador tenciona deixar claro que:
no Brasil, não há como aumentar o investimento em educação pública, porquanto é pequeno o seu Produto Interno Bruto;
o percentual do PIB gasto em educação pública é insuficiente para atender à demanda do número de crianças em idade escolar;
o juízo da razoabilidade do montante do PIB gasto com educação decorre do fato de ser o Brasil um país de enormes dimensões, mas de poucos recursos econômicos;
o valor absoluto do montante do PIB gasto em educação no Brasil, se bem aplicados os recursos, mesmo que parcos, é suficiente para atender toda a demanda;
os gastos com educação no Brasil estão aquém das reais necessidades do país, conquanto possam ser considerados razoáveis os percentuais do PIB aplicados em educação.
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