Dos dois poemas transcritos, o primeiro é de Luís de Camõ...

Dos dois poemas transcritos, o primeiro é de Luís de Camões – séc. XVI – e o segundo, de Sophia de Mello Andersen – séc. XX. Compare-os e marque a alternativa correta em relação aos dois poemas.

  • A.

    O primeiro poema se afasta do segundo não só pelo espaço de tempo, mas também no que diz respeito à temática.

  • B.

    Os dois poemas não apresentam identidades porque são extremamente separados pelo tempo.

  • C.

    O primeiro poema aborda o amor de forma universalizante, o segundo nos faz refletir sobre as dificuldades do amor.

  • D.

    O primeiro e o segundo poemas têm, como característica principal, a oposição de idéias e palavras.

  • E.

    Tanto o primeiro quanto o segundo poemas induzem o leitor a se afastar do amor, sentimento contraditório.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para definir uma visão (view), é preciso nomeá-la e definir um tipo de consulta que processará essa visão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Visões são relações virtuais definidas por uma expressão de consulta. Porém, modificações realizadas no banco de dados por meio de visões podem ter conseqüências potencialmente desvantajosas.

Resolva a questão aqui ›


As rochas ornamentais, com demanda crescente no setor de construção civil, podem apresentar deterioração de proporções variadas após o uso. Nesse contexto, a caracterização petrográfica, mineralógica e química de minerais e rochas industriais constitui etapa fundamental para a utilização adequada desses bens minerais e o estudo de suas patologias. Os dados abaixo foram extraídos de estudos de rochas utilizadas no setor de rochas ornamentais.

• biotita granito com intenso microfraturamento e expressiva transformação dos feldspatos e biotita para sericita e minerais do grupo da illita, com menores quantidades de esmectitas e vermiculita, apresentando cavidades superficiais resultantes do desprendimento de minerais;

 • calcita mármore contendo 10% de pirita subédrica, com 0,1 mm e limonitização incipiente, disseminada na rocha;

• nefelina sienito equigranular, de granulação média, homogêneo, não-deformado, não-fraturado, inalterado; • quartzito puro, branco, médio, bem selecionado, maciço.

A partir dessas informações, julgue os itens abaixo.

A pressão de expansão da illita, quando hidratada, juntamente com intenso microfraturamento e alteração da rocha foram fatores preponderantes para a formação das cavidades no biotita granito acima descrito.

Resolva a questão aqui ›